quarta-feira, 29 de abril de 2015

As gajas cresceram e multiplicaram-se

«Há cada vez mais gajas em toda a parte, já reparaste?», dizia um homem a outro homem, na intimidade do tremoço partilhado ao balcão da cervejaria. 
«Porra. Nem me digas nada. Até o meu chefe vai ser agora substituído por uma gaja», dizia o outro homem. As gajas são mulheres que vêm com uma deficiencia genética que lhes impede o acatamento do Modelo Cultural Feminino. Em crianças, preferem correr e andar de bicicleta a brincar aos tachinhos, desprezam bonecas e amam os animais; são as chamadas marias-rapazes. Na adolescência, preferem as calças as saias, por razões pragmáticas que nunca ocorreriam às mulheres-modelo, e, em vez de se limitarem à ginástica física indispensável ao encanto e elasticidade próprios de futuras mães, metem-se a concorrer com os rapazes em assuntos de ginástica mental, esquecendo que nada é tão feio como ver uma mulher pensar, com princípio, meio e fim, lógica e estratégia– escancaradamente, à homem. 
Ainda se pensassem em silencio - mas não; as gajas têm a mania de pensar alto e bom som. Em vez de se exibirem, como é próprio das mulheres, através da beleza e do paramento, rivalizam com os homens no espectáculo da mente. 
Querem afirmar-se, como se fossem homens, coitadinhas, sem perceberem que o feminino do adjectivo «afirmativo» é «agressiva». A mulher que é mulher deve ser doce, serena, compassiva, uma pomba de paz piando fininho em qualquer circunstância. 
As gajas, pelo contrário, têm a mania de bater com a mão na mesa e interrogar, recusando confundir a paz com conivências mansas, quase vegetais – por exemplo, com regimes que suprimem as mulheres.
Com a agravante de que algumas gajas acumulam: são lindas de morrer e espertas de fugir a sete pés.
(...)

Inês Pedrosa.

5 comentários:

  1. Sou chefiado por gajas, trabalho no meio de gajas e acho que as mulheres são mais inteligentes, decididas, arrojadas, ambiciosas e determinadas que os homens.
    Vivo rodeado de gajas e adoro!
    Há pois é!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto do termo "gaja/o" soa-me mal pejorativo mas, destas Senhoras gajas eu gosto. :-)

    ResponderEliminar
  3. Um texto que dispõe bem. Quanto ao seu conteúdo, sou a favor da igualdade entre o ser. Deixei de acreditar na guerra dos sexos. Acho que a mulher conquistou a sua liberdade no decorrer dos anos e ainda bem, mas em tom de gracejo digo-te que a mulher tem um estômago delicado e o homem já o tem ruminante.
    Cada um com as suas diferenças, mas que se complementam na perfeição.
    Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto do conceito menina mulher...
    O sorriso de menina
    O olhar de mulher
    A inocente menina
    A experiente mulher

    Quest...

    ResponderEliminar
  5. A favor da existência de um número mínimo de gajas por metro quadrado.

    ResponderEliminar